efeito da greve

Como está o calendário das escolas estaduais de Santa Maria

Joyce Noronha


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Na Escola Irmão José Otão, as turmas dos turnos da tarde e da manhã estão em aulas, enquanto os da noite estão em férias

Após os 94 dias de greve dos professores estaduais, no ano passado, as 40 escolas estaduais de Santa Maria enfrentam os mais variados cenários em relação aos calendários de atividades letivas. O Diário contatou todas as instituições da cidade para fazer um levantamento da situação e apurou que três colégios trabalham para concluir o calendário de 2017. Outras duas estão com atividades dos calendários de 2017 e de 2018.

Casa de apoio Dona Odete recebe crianças no turno inverso da escola

São 19 escolas que estão, exclusivamente, com atividades letivas de 2018. Seis instituições têm parte dos alunos com aulas e parte em férias, sendo que dois colégios, Santa Marta e Paulo Lauda, têm alunos com atividades de 2017, estudantes em férias e alunos com aulas de 2018. Os outros 10 colégios estão em férias obrigatórias dos professores, de 30 dias, entre um ano letivo e outro.

A SITUAÇÃO DE CADA ESCOLA
Confira a situação das 40 escolas estaduais de Santa Mria:

TRABALHA COM O CALENDÁRIO DE 2017
CILON ROSA
 - A escola encerra o calendário de 2017 para os turnos manhã e tarde na terça-feira e as aulas do turno da noite serão concluídas no próximo sábado, 24 de março, segundo a vice-diretora da manhã, Fernanda Goldschmidt. O calendário de 2018 começa, para todas as turmas, no dia 24 de abril.

CÍCERO BARRETO - A diretora, Vânia Cunha, explica que as atividades de 2017 encerram no próximo sábado, 24 de março. O calendário de 2018 começa em 24 de abril, para todas as turmas, dos três turnos.

MARIA ROCHA - Todas as turmas, dos três turnos, seguem com o calendário de 2017 até o dia 7 de abril. As atividades de 2018 ainda não têm data para iniciarem, segundo a vice-diretora da tarde, Carmen Brum, mas a previsão é que seja 4 ou 7 de maio. A direção ainda debate as possibilidades com a 8ª CRE.

TRABALHA COM O CALENDÁRIO DOS DOIS ANOS

DOM ANTÔNIO REIS - Conforme a vice-diretora do turno da tarde, Angélica de Oliveira, apenas uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental está com atividades do calendário de 2018, pois a professora não aderiu à greve do ano passado. As demais turmas, dos três turnos, encerram o calendário de 2017 na próxima quarta-feira e começam as atividades letivas de 2018 em 24 de abril.

Professores estaduais conhecem a nova Base Nacional Comum Curricular

EDNA MAY CARDOSO - As turmas do turno da noite, do turno da manhã e dois grupos do turno da tarde encerram as atividades na próxima terça-feira, de acordo com a coordenadora pedagógica da noite, Carmen Coffy. Estas turmas começam o calendário de 2018 em 19 de abril. Os demais grupos da escola iniciaram as atividades letivas, referentes a este ano, em 26 de fevereiro.

SÓ COM O CALENDÁRIO DE 2018
RÔMULO ZANCHI - De acordo com a diretora, Jane Zorzi, o calendário de 2017 foi encerrado em 25 de janeiro e desde o dia 28 de fevereiro todas as turmas estão com atividades letivas de 2018.

WALTER JOBIM - Todas as turmas, dos três turnos, começaram as atividades de 2018 em 6 de março, segundo a diretora Tânia Regina Neves. O calendário de recuperação de 2017 encerrou no dia 1º de fevereiro.

ÉRICO VERÍSSIMO - Apesar de ter uma professora em férias, a escola está com todas as turmas em atividades no calendário letivo de 2018, de acordo com a diretora, Gislaine Andrades. A última data do calendário de 2017 encerrou em 19 de janeiro e a diretora conversou com os pais, que aceitaram que a turma que concluiu nesta data tivesse férias de três semanas para começaram o ano letivo de 2018 com o restante da escola, em 26 de fevereiro.

AUGUSTO RUSCHI - A escola começou as atividades de 2018 em 7 de março para todas as turmas, de todos os turnos, conforme a vice-diretora da tarde, Zelir Crespam. O calendário de 2017 encerrou em 2 de fevereiro.

DOUTOR ANTÔNIO XAVIER DA ROCHA - Conforme a vice-diretora geral, Suelen Sansone, todas as turmas começaram as atividades de 2018 no dia 7 de março. O calendário de 2017 encerrou em 2 de fevereiro.

MARIETA D'AMBRÓSIO - A escola concluiu as atividades de 2017 em 5 de fevereiro, segundo a diretora Tania Paim. As atividades letivas de 2018 começaram em 8 de março, para todas as turmas dos três turnos.

LUIZ GUILHERM DO PRADO VEPPO - De acordo com a secretaria da escola as atividades de recuperação encerraram em 20 de janeiro e o calendário de 2018 começou em 26 de fevereiro, para as turmas dos três turnos.

Abertos dois editais de chamada para professores da rede municipal

NAURA TEIXEIRA PINHEIRO - A escola não aderiu à greve de 2017 e, de acordo com a vice-diretora geral, Paula Vieiro, as turmas dos três turnos estão com atividades letivas do calendário de 2018 desde o dia 26 de fevereiro.

ALMIRO BELTRAME - A diretora, Lúcia Ramborger, explica que a escola não participou da greve do ano passado. Assim, todas as turmas da escola começaram o calendário de 2018 em 26 de fevereiro.

YVYRA IJÁ TENONDE VERA MIRI (Escola indígena - Guarani) - Apenas um professor aderiu à greve e a recuperação ocorreu ainda no ano passado, conforme a diretora, Sheila Ruwen. As atividades letivas de 2018 começaram em 26 de fevereiro, para todas as turmas.

AUGUSTO OPÈ DA SILVA (Escola indígena - Caingangue) - Segundo a diretora, Isabel Cristina Baggio, as aulas de 2018 iniciaram em 26 de fevereiro. Um professor fez greve, mas as atividades letivas foram recuperadas ainda no ano passado.

BOCA DO MONTE - A escola começou as atividades de 2018 em 26 de fevereiro. O diretor, Alcir Roberto da Silva, conta que a escola aderiu à greve, do ano passado, por um curto período e consegui fazer a recuperação ainda em dezembro de 2017.

PRINCESA ISABEL - O calendário de 2018 começou em 26 de fevereiro, de acordo com a agente educacional Meique de Freitas. Ela diz que a escola não aderiu à greve do ano passado.

ARROIO GRANDE - A escola, que funciona em dois turnos, não teve adesão à greve de 2017 e começou o calendário de 2018 em 26 de fevereiro, segundo a vice-diretora, Rosângela Chagas.

TIRADENTES - O colégio não aderiu à greve. As atividades referentes a 2018 começaram em 26 de fevereiro para todos os alunos.

TANCREDO NEVES - As aulas de 2018 começaram, para todas as turmas, na última quarta-feira. A coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Leonice Dias, conta que o calendário de 2017 encerrou em 9 de fevereiro.

Mais uma vez, alunos com deficiência aguardam transporte para ir à escola

PAULO FREIRE - O secretário Pedro Rossi conta que a escola não aderiu à greve e o calendário de 2018 começou em 26 de fevereiro para todas as turmas.

JULIETA BALESTRO (escola fica dentro do Penitenciária Estadual de Santa Maria - Pesm) - A escola é do sistema prisional e não aderiu à greve. As atividades de 2018 começaram em 5 de fevereiro.

HUMBERTO DE CAMPOS (escola fica dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo - Case) - O calendário letivo de 2018 começou em 1º de fevereiro. A escola não aderiu à greve.

PARTE EM FÉRIAS E PARTE COM AULAS

IRMÃO JOSÉ OTÃO - As turmas do turno da noite entraram em férias na última quinta-feira. Agora, os estudantes ficam em férias e começam o calendário letivo de 2018 no dia 16 de abril. Enquanto isso, as turmas dos turnos manhã e tarde começaram o calendário deste ano em 26 de fevereiro. As informações são da vice-diretora geral, Aline Caramês.

EDSON FIGUEIREDO - A diretora, Lucimara da Costa diz que uma turma ainda está com aulas do calendário de 2017 e encerra as atividades segunda-feira. Este grupo retorna em 19 de abril. As demais turmas da escola começam o calendário de 2018 em 27 de março.

GOMES CARNEIRO - No dia 13 de março a escola encerrou as atividades do calendário de 2017 para quatro turmas do diurno, enquanto os demais grupos retornavam para o colégio, para começar o calendário letivo de 2018. Para as quatro turmas que encerram 2017 em 13 de março retornam à escola em 14 de abril. As turmas do EJA começaram as atividades referentes a este ano em 23 de fevereiro. As informações são da diretora, Dirlei das Graças Motta.

REINALDO FERNANDO CÓSER - A escola já encerrou as atividades de 2017, conforme o diretor Jeferson Miranda. Para o calendário de 2018 serão duas datas, em que uma parte das turmas iniciou em 26 de fevereiro e a outra parte começará em 10 de abril.

Notas do Enem são aceitas para ingressar em 29 universidades de Portugal

SANTA MARTA - De acordo com a diretora, Gleide Vargas, a escola trabalha com três calendários diferentes. A última turma a concluir as atividades de 2017 é de 2º ano do Ensino Fundamental, no sábado, 17 de março. Estes alunos começam o calendário de 2018 em 17 de abril. Sete turmas dos Anos Iniciais tiveram o começo do calendário 2018 na última segunda-feira. Já as turmas de EJA, do Ensino Médio noturno e diurno e dos Anos Finais estão em férias até 11 de abril, quando começam as atividades letivas de 2018.

DOUTOR PAULO DEVANIER LAUDA - Segundo a vice-diretora do turno da manhã, Rute dos Santos, uma professora de uma turma de 5º ano termina o calendário de 2017 na próxima quarta-feira, 21 de março. Os alunos desta turma vão começar o calendário de 2018 no dia 22 de abril. As turmas do 1º ao 5º começaram as atividades de 2018 no dia 5 de março. Os demais grupos, do 6º ano até o Ensino Médio, atualmente estão em férias e começam o calendário letivo de 2018 no dia 26 de março. Quando todas as turmas estiverem em atividades do ano de 2018, a escola terá 3 calendários diferentes.

ESTÁ EM FÉRIAS
CORONEL PILAR - A escola concluiu o calendário de 2017 em duas datas, conforme a diretora, Eli Côrrea. Os Anos Inicias encerraram as atividades em 15 de fevereiro e os Anos Finais mais as turmas de Ensino Médio concluíram em 5 de março. Nesta segunda-feira, 19 de março, os Anos Iniciais começam o calendário de 2018. Já os Anos Finais e o Ensino Médio retornam em 5 de abril.

MARGARIDA LOPES - As turmas dos três turnos da escola tiveram o último dia de aula na sexta-feira, conforme o vice diretor do turno da manhã, Marcus Minerzini. Agora, os alunos terão 30 dias de férias e o calendário de 2018 será iniciado em 18 de abril.

JOÃO LINK SOBRINHO - As aulas de 2017 encerraram em 16 de fevereiro, segundo o diretor, Leonardo Leal. O calendário de 2018 começa na terça-feira, 21 de março.

MARECHAL RONDON - As atividades de 2017 encerraram em 21 de fevereiro. Segundo a diretora, Maria Cristina Godoy, agora a escola passa pelo período de férias e retorna para o ano letivo de 2018 em 26 de março.

CELINA DE MORAES - De acordo com a vice-diretora, Elaine Bettim, as atividades de 2017 encerraram em 20 de fevereiro e o retorno, para iniciar o calendário de 2018, será em 26 de março, para todas a turmas.

Divulgada a lista de selecionados para curso da Emai

PADRE CAETANO - A escola concluiu o calendário de 2017 em 12 de março. O diretor, Luiz Antônio Badinelli, diz que a direção ainda organiza o calendário para as atividades letivas de 2018, mas afirma que o retorno será na segunda quinzena de abril.

MANOEL RIBAS - Segundo a diretora, Rosângela de Freitas, o calendário de 2017 encerrou na última quinta-feira. As aulas do calendário de 2018 começam em 17 de abril.

MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO - As atividades de 2017 encerraram e calendário de 2018 começa em 28 de março, para todas as turmas, dos três turnos, de acordo com a secretária Mara Rúbia Canabarro.

OLAVO BILAC - O colégio trabalhou com mais de 5 calendários de recuperação e o mais extenso foi concluído no dia 11 de março. O primeiro calendário de 2018 é do EJA e começa na próxima quinta-feira, à noite. A diretora, Meri Musa Nogueira, conta que conseguiu unificar os demais calendários e todas as outras turmas retornam à escola em 11 de abril, para as atividades letivas de 2018.

JOÃO BELÉM - A diretora Vera Barreto conta que as aulas de 2017 encerraram em 26 de fevereiro para os Anos Iniciais e em 7 de março para os Anos Finais. O retorno das aulas será em 10 de abril para todas as turmas, de todos os turnos.


Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Em algumas escolas, como o Cilon Rosa, o ano letivo de 2017 se encaminha para o final

AVALIAÇÃO
O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Eggres, diz que o órgão tem uma equipe que auxilia as escolas. Além disso, este grupo faz a verificação do cumprimento dos calendários homologados pela 8ª CRE

- Um número significativo já encerrou as atividades referentes a 2017. A princípio, tudo anda na normalidade - diz Eggres.

UFSM oferta auxílios a estudantes de baixa renda

O diretor geral do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato, Rafael Torres, concorda que o andamento dos calendários está de acordo com as previsões e que a maior parte das escolas já recuperou as atividades de 2017. Contudo, diz que a 8ª CRE apresentou uma inflexibilidade muito grande no momento de elaboração das propostas apresentadas pelas instituições.

- Durante as recuperações o 2º núcleo não recebeu reclamações dos colégios. Acho que tudo se encaminha para um desfecho o menos traumático possível - avalia o diretor do Cpers.

Torres informa que Santa Maria tem a escola com o calendário mais extenso de recuperação de todo o Estado com a Escola Maria Rocha, que vai concluir as atividades em 7 de abril.

*CORREÇÃO: Até as 18h22min do dia 20 de março a matéria informava que as turmas do turno da noite, do turno da manhã e de duas turma do turno da tarde da Escola Edna May Cardoso começariam as atividades letivas de 2018 no dia 23 de abril, mas a informação correta é 19 de abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos do Ctism participam de evento sobre tecnologia e inovação Anterior

Alunos do Ctism participam de evento sobre tecnologia e inovação

Casa de apoio Dona Odete recebe crianças no turno inverso da escola Próximo

Casa de apoio Dona Odete recebe crianças no turno inverso da escola

Educação